Como chegar aqui:

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional






A LDB (Lei de Diretrizes e Bases – 9394/96) consolidou como pilar essencial da educação superior, a necessidade dos processos de avaliação, seja no que condiz à orientação das diretrizes políticas visando à melhoria do ensino.

– avaliar com vistas à qualidade, seja quanto à definição de ações de acreditação do sistema de ensino superior por parte de órgãos competentes.

– avaliar para supervisão e controle estatal.

Precisamente sobre avaliação e acreditação, na LDB, em seu art. 9º, que trata das incumbências da União, destacam-se cinco incisos. Pelo inciso V, cabe à União “coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação”.

Posteriormente, a Lei 10.861/2004, instituiu o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação), cujo objetivo é o de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes; assim como a melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Avaliação Institucional é um instrumento que contém o processo de acompanhamento contínuo das atividades e da implementação de mudanças necessárias à retomada da missão proposta pela Instituição.

A Portaria nº 2051, 09 de julho 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei n o 10.861, de 14 de abril de 2004, prevê a criação de Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) com o objetivo de proceder à Autoavaliação nas instituições de ensino superior (IES).

As Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) são órgãos colegiados permanentes, constituídos em cada Centro da UDESC, e têm por finalidade desenvolver o processo de Autoavaliação em articulação direta com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).


São membros da Comissão Setorial de Avaliação – CAV


Representantes Docentes: Professor André Thaler Neto – Presidente; Professor Olívio Ciprandi: professor João Fert Neto; Professor Valdeci José da Costa;

Representantes Técnicos Universitários: Estela Maris Camargo Bernardelli; Jane de Fátima Dãum; Valmir Evaldo Paes;

Representantes Discentes: Rafael Verzola Peres de Lima; Vinícius Pasquali Antunes Pinto.

No mês de abril de 2012, realizou-se na Reitoria o 3º Seminário de Avaliação Institucional tendo como objetivo socializar os resultados da primeira etapa da Autoavaliação dos Centros. Os dados geraram um Relatório de Autoavaliação Institucional da UDESC  encaminhado a todos os chefes de Departamento num CD. É o resultado do trabalho das Comissões setoriais com vistas à socialização dos dados obtidos nos Centros, relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

Sugeriu-se que cada Chefe de Departamento, em posse do conhecimento sobre a Avaliação Institucional, compartilhe com os professores, e estes com os acadêmicos no início do semestre letivo, contando com a Comissão Setorial de Avaliação e informações contidas na página do CAV.

Comunicamos também a todos, que no mês de setembro do corrente ano, o CAV receberá a visita dos avaliadores externos, onde serão avaliados os laboratórios, as dependências físicas, a Biblioteca e será consultada a comunidade acadêmica, professores e técnicos acerca do conhecimento em relação à Avaliação Institucional.

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100