Como chegar aqui:

Engenharia Ambiental e Sanitária

Fatos e Fatos


    



Primeira turma do Curso de Engenharia Ambiental da UDESC em Lages prepara-se para formatura

 


Iniciaram-se os preparativos para a comemoração de formatura da primeira turma do curso de Engenharia Ambiental da UDESC em Lages.

O curso de Engenharia Ambiental foi aprovado no Conselho de Centro do CAV em 2005, sendo ratificada a aprovação pelo Conselho Universitário em 2007.

A turma de formandos está composta por estudantes que ingressaram em Agosto de 2008, sendo a primeira turma a se graduar no curso.

Em forma comemorativa, a primeira turma do curso se reuniu para decorar uma das salas que se encontra no segundo andar do prédio Multidisciplinar. Também foram fixadas fotos que registram alguns dos melhores momentos vividos por esses alunos durante sua passagem pelo CAV.


 
 

         Acadêmicos do Curso de engenharia Ambiental participam do VII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO ESPIRITO SANTO - SEA


Desde o ano 2006, a comunidade acadêmica e cientifica do Estado do Espírito Santo realiza o SIMPÓSIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL – SEA, com a finalidade de gerar e difundir conhecimentos da engenharia ambiental, além de fomentar o intercâmbio de experiências envolvendo o poder público, a iniciativa privada, universidades e instituto de pesquisa.

No período de 26 a 29 de setembro de 2012, 43 alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com o objetivo de adquirir e atualizar seus conhecimentos na área, participaram do VII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO ESPÍRITO SANTO – SEA 2012. O evento abordou o tema central “Novas tecnologias de tratamento de efluentes: reduzindo custos e preservando a saúde”.

 Promovido pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses – FAESA em Vitória, com o apoio da ASBEA e CREA-ES, o simpósio proporcionou conferências, palestras, painéis, estudos de casos, apresentações de trabalhos técnicos, mini-cursos e visitas técnicas. Contou com a presença de estudantes de mais de sete Estados brasileiros, professores, pesquisadores, técnicos e profissionais da área, assim como representantes do poder público e das principais empresas que atuam no setor ambiental, de construção civil e de arquitetura e urbanismo.

 Acompanhados pelo professor Everton Skoronski, os alunos do curso de Engenharia Ambiental da UDESC apresentaram dois trabalhos técnicos desenvolvidos na UDESC Lages:

1.      Tratamento Terciário de Esgoto Sanitário Apresentando Perspectivas para Reuso, tendo como autores as acadêmicas Caroline Cecilie da Costa, Jesica Moizyn, Jéssica Quinatto e Mariana Gonçalves Silva e os professores Everton Skoronski e Viviane Trevisan.

2.      Aplicação de um Complexo de Enzimas na Hidrólise e Pasta de Celulose Apresentando Perspectivas para Valorização Energética tendo como autores os acadêmicos Juliano Scoz Medeiros, Mylena Fernandes, Rodrigo Vieira e Juliana B. Monteiro e o professor Everton Skoronski.

 A viagem recebeu todo apoio da coordenação do curso, Direção Geral do CAV e, especialmente, da Pró-Reitoria de Extensão que viabilizou o ônibus da universidade.


Governador do Estado e Reitor da UDESC assinam Ordem de Serviço – Prédio da Engenharia Ambiental

 

O governador Raimundo Colombo e comitiva estiveram presentes na entrega da ordem de serviço no valor de R$ 2,4 milhões para a construção do prédio que será utilizado pelo curso de Engenharia Ambiental no campus de Lages da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). O ato foi consumado com a assinatura da ordem de serviço nesta sexta-feira (08/07/2011) para o início das obras.

O governador ressaltou que a UDESC tem grande relevância no processo de desenvolvimento do Estado, capacitando profissionais para o exercício de atividades complexas. O novo prédio se somará a esse contexto, disse o governador. O reitor da UDESC professor Sebastião Iberes Lopes Melo observou a importância das novas instalações para o curso de Engenharia Ambiental e para o Campus de Lages. Conforme salientado pelo Coordenador do curso professor Valter Becegato, com as novas instalações, a Universidade oferecerá uma estrutura física e tecnológica ainda melhor aos acadêmicos tanto em nível de graduação como na Pós-graduação. A obra terá uma área construída de 2.450 metros quadrados.

O projeto inclui nove laboratórios, sete salas de aula; salas para os professores dependências administrativas; anfiteatro; sala de videoconferência entre outras. A previsão é que a obra seja concluída em meados de 2012.

 
 
II Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental
 
 
Alunos do curso de Engenharia Ambiental do CAV presentes na 7ª Ação Ecológica do Rio Caveiras
 
Na tarde do dia19/03/2011, alunos de diversas fases do curso de Engenharia Ambiental participaram da Ação Ecológica realizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Lages. A ação consistiu na distribuição de grupos ao longo do leito do rio Caveiras com o intuito de catar o lixo que se concentra nas margens do mesmo. É importante ressaltar que o papel de Engenheiros Ambientais vai muito além de “salvar o mico-leão”, porém, antes de acadêmicos, somos todos cidadãos, e devemos dar exemplo e colaborar com atitudes e gestos como esta ação.
 
 
Palestras e atividades - Educação Ambiental (2010)

Alunos do curso de Engenharia Ambiental com o apoio do Centro Acadêmico 5 de Junho  realizaram em uma tarde no dia 25 de outubro de 2010 palestras e atividades sobre educação ambiental. Os alunos trabalharam com crianças das turmas da 1 e 2 série da Escola Municipal Professor Trajano. Foram abordados temas como a importância de se preservar o meio ambiente, o problema do excesso do lixo e também sobre reciclagem.

Ao final das palestras os alunos desenharam o que consideravam como meio ambiente, e também aprenderam de forma lúdica como separar os materiais recicláveis. A iniciativa partiu dos alunos da primeira fase do curso, os quais pretendem continuar com o projeto em outras escolas no próximo semestre.
 
    
Trote Ecológico

 
Primeira turma de calouros (2008) do curso de Engenharia Ambiental da UDESC de Lages, são recepcionados com trote ecológico. Plantaram diversas mudas de árvores nativas no campus de Lages.
 

 
Limpeza do Rio Caveiras

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental do CAV/UDESC participaram da 5ª Ação Ecológica SOS Rio Caveiras que ocorreu no dia 27/09. Tal atividade consistiu em um mutirão para a limpeza do Rio Caveiras com o objetivo de recolher entulhos, lixo e sujeira que se acumulam nas margens e ao longo do leito do rio. Os trabalhos fazem parte do processo de despoluição do Rio Caveiras principal fonte de abastecimento de água de municípios como Painel, Lages, Capão Alto, entre outros.
 

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100