Como chegar aqui:

Mestrado em Engenharia Florestal

ECOLOGIA DE ESPÉCIES FLORESTAIS E ECOSSISTEMAS ASSOCIADOS


Caracterizar os padrões florísticos, estruturais e de diversidade em ecossistemas florestais. Realizar estudos etnobotânicos e etnoecológicos. Avaliar a ecologia de comunidade e populações de espécies animais. Manejo da fauna silvestre. Estudos de genética de populações de espécies arbóreas. Estudos na área de ecologia da conservação. Estudos sobre recuperação de ecossistemas florestais degradados. Estudos na área de invasão e contaminação biológica em ecossistemas florestais naturais. Análise e monitoramento da qualidade da água em Bacias Hidrográficas. Mapeamento da cobertura do solo e de recursos hídricos. Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão de Recursos Naturais

PRODUÇÃO FLORESTAL E TECNOLOGIA DA MADEIRA


PRODUÇÃO FLORESTAL: Pesquisas em Ciência do Solo aplicadas à Produção Florestal, enfocando as áreas de solos e nutrição florestal, conservação e manejo do solo, e microbiologia do solo em ecossistemas florestais. Estudos nas áreas de silvicultura, produção e tecnologia de sementes florestais, viveiros florestais e fisiologia florestal. Estudos do crescimento das espécies florestais, análise, prognose e ordenamento da produção, análise da dinâmica e estrutura de florestas nativas, manejo de nativas e exóticas, classificação de sítios florestais, legislação e políticas florestais, administração florestal, uso de geoprocessamento no ordenamento da produção florestal. Mecanização, Colheita e Transporte Florestal. Certificação florestal e políticas de responsabilidade social, análise de conflitos sócio-ambientais e de controvérsias técnicas, estudos relacionados à extensão florestal e comunidades afetadas por empreendimentos florestais.

TECNOLOGIA DA MADEIRA: Projetos relacionados à qualificação e quantificação da matéria-prima madeira e produtos florestais, em seus aspectos anatômicos, físicos, mecânicos e químicos, visando à aplicação industrial na indústria de transformação e na construção civil. Na pesquisa relativa a técnicas e equipamentos envolvidos nos processos da indústria de base florestal, de forma a melhor a eficiência e rendimento, com o intuito de alcançar a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Determinação da Qualidade da Madeira para diferentes usos industriais. Biomassa florestal para a geração de energia. Desenvolvimento de tecnologia e produtos de madeira na construção.

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100