Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo

http://manejodosolo.cav.udesc.br/www17/messias_up/conteudos/7c1df387cf78db9326c3d030c3e2e6f6/image/Departamento de Solos(1).jpg O desenvolvimento e consolidação do curso de Mestrado em Ciência do Solo, existente até 2008, desencadeou na implantação do atual Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, com cursos de Mestrado e Doutorado. Esse desenvolvimento foi acompanhado da ampliação de área física do Departamento de Solos e Recursos Naturais em mais de 800 m², construídos a partir de 2005. Esta ampliação trouxe significativas melhorias nas instalações disponíveis para o ensino e a pesquisa, com benefícios também aos cursos de graduação, que tiveram mais acesso aos laboratórios e instalações que anteriormente eram divididos com a Pós-Graduação. O número e a sofisticação dos equipamentos disponíveis para as pesquisas vinculadas aos cursos de mestrado e doutorado também tiveram significativa melhora nos últimos anos, constituindo em excelente infra-estrutura para pesquisa em Ciência do Solo e áreas afins.
 

Laboratórios

O Departamento de Solos e Recursos Naturais possui quatorze laboratórios que servem de apoio aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo. Estes laboratórios são divididos em nove laboratórios de Pesquisa, dois laboratórios de Ensino, um almoxarifado e dois laboratórios de prestação de serviços ao público.

* Almoxarifado de Reagentes
* Análise Ambiental e Levantamento de Solos
* Biologia Molecular
* Didático 1
* Didático 2
* Física e Manejo do Solo
* Microbiologia do Solo
* Mineralogia, Gênese e Morfologia do Solo
* Química e Fertilidade do Solo
* Rotina de Análises Físicas
* Rotina de Análises Químicas de Solos
* Sala de equipamentos Analíticos
* Secagem e preparo de amostras
* Uso e Conservação do Solo
 

Salas de Aula

Salas de AulaO PPG em Ciência do Solo possui duas salas de aula exclusivas para o Curso. A SALA PG-1 tem área de 35 m2 e a SALA PG-2 tem área de 24 m2. Ambas são equipadas com ar condicionado, computador e projetor de multimídia permanentes. Além disso, quando necessário, o Curso pode utilizar outras salas de aula ou reuniões pertencentes ao Curso de graduação em Agronomia.


Salas de Estudo

Salas de EstudoO PPG – Ciência do Solo possui duas salas de estudos para estudantes, sendo uma sala de estudo e convivência, com área útil de 60 m2 e uma sala de estudo reservada, com área de 9 m2. Nestes espaços, os estudantes possuem mobiliário básico de uso comum e armários individuais com chave. As salas possuem conexão ininterrupta à internet por cabo e sem fio.

 

Recursos de Informática

Recursos de InformáticaO Centro de Ciências Agroveterinárias conta com ampla infraestrutura de informática, disponível para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso cada um dos Programas de pós-graduação do Centro possui infra-estrutura própria de informática para uso exclusivo de seus estudantes. Os cursos de Ciência do Solo contam com uma sala de informática com 10 computadores com conexão permanente à internet e impressora a laser. O acesso dos computadores se dá por uso de login e senha individual de cada aluno. Também é possível o uso de computadores pessoais (notebooks), desde que cadastrados pela Universidade para acesso ao servidor de internet.

A estrutura física de rede e o portal da internet da UDESC-CAV passam por atualizações sistemáticas, pois a Universidade possui setor de informática responsável pela manutenção da rede e pela manutenção e atualização de hardware e software.

Os softwares permitidos no âmbito da Universidade são aqueles que a Universidade adquiriu licença para uso e também software de licença livre.
 

Casas de Vegetação

Casas de VegetaçãoO Programa dispõe de duas casas de vegetação, que são utilizadas em conjunto com o PPG em Produção Vegetal. Cada casa-de-vegetação têm área de 100 m2, são climatizadas e em uma delas existem salas anexas para moagem de material vegetal e solos e sala para estocagem de materiais de apoio, como vasos, sacaria, solos, etc.


Biblioteca

BibliotecaA Biblioteca do Centro de Ciências Agroveterinárias passou por processo de reforma estrutural, possui acesso digital às principais bases de dados na área agrícola e ambiental e conta com acervo significativo de livros e assinaturas de periódicos básicos da área de solos. A biblioteca está totalmente interligada à central de Periódicos da CAPES, ao COMUT, permitindo acesso aos bancos de dados dos mais diversos sites de pesquisa bibliográfica e científica.
Entre os periódicos nacionais disponíveis na biblioteca da UDESC-CAV, destacam-se: Acta Scientiarum; Agroanalysis; Agropecuária Catarinense; Alimentos e Nutrição; Boletim de Pesquisa Florestal; Bragantia; Ciência & Ambiente; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência Florestal; Ciência Rural; Ecossistema; Engenharia Agrícola; Fitopatologia Brasileira; Pesquisa Agropecuária Brasileira; Pesquisa Agropecuária Gaúcha; Pesticidas – Revista Ecotoxicologia e Meio Ambiente; Revista Brasileira. Ciência do Solo; Revista Brasileira. de Agrometeorologia; Revista Brasileira de Armazenamento; Revista Brasileira Fisiologia Vegetal; Revista Brasileira de Fruticultura; Revista Brasileira de Herbicidas; Revista Brasileira Horticultura Ornamental; Revista Científica Rural; Revista de Agricultura; Scientia Agrícola; Summa Phytopathologica; Zootecnia. Entre os principais periódicos científicos Internacionais destacam-se: Advances in Agronomy; Agronomy Journal; Biology and Fertility of Soils; Bioscience; Canadian Journal of Plants Science; Ecology; Euphytica International Journal of Plant Breeding ; Experimental and Applied Acarology; Fertility and Sterility; Geoderma; Grass and Forage Science; HortScience; Journal of Ecology; Journal of Economic Entomology; Journal of Environmental Quality; Journal of Plant Nutrition; Journal of Soil And Water Conservation; Journal of The American Society for the Horticultural Science; Nutrient Cycling Agro ecosystems; Plant and Soil International; Plant Genetic Resources; Plant Disease; Phytopathology; Postharvest Biology and Technology; Soil Biology & Biochemistry; Soil Science; Soil Science Society of America Journal.
O portal da CAPES tem sido amplamente utilizado como a principal fonte de consulta à periódicos científicos. A biblioteca é totalmente informatizada e conta com espaços de pesquisa e estudos reservado aos alunos de pós-graduação. A universidade mantém um programa de compras anuais de livros, garantindo investimentos para ampliação e atualização do acervo, que em 2008 e 2009 teve expressiva melhoria, especialmente pela compra de publicações internacionais.
 

Fazenda Experimental

Fazendo ExperimentalOs experimentos a campo são conduzidos em algumas áreas do próprio campus da UDESC-Lages, como os experimentos de perdas de solo e água. Entretanto, a maioria desses estudos são implantados mediante parcerias com Agricultores ou com Instituições públicas e privadas que atuam em áreas afins, destacando-se EPAGRI, EMBRAPA, Colégio Agrícola (CEDUP-Caetano Costa) e Cooperativas. A UDESC-CAV possui infraestrutura para suprir o transporte para os trabalhos de campo.
O Centro de Ciências Agroveterinárias adquiriu recentemente sua fazenda experimental, com 230 hectares, localizada na localidade de Macacos, distante 22 km do Campus da UDESC, área esta que servirá para a implantação de experimentos e realização de aulas práticas.

 

Auditórios

Auditório "Caverna"

CavernaO auditório da Caverna é o principal espaço para realização de eventos no CAV, possui 236 lugares, tem sistema de som, imagem e climatização. Além disso, possui palco com salas anexas, hall de entrada e banheiros e sala de sonorização.
 

Salão de Atos "Luiz Heitor"

Salão de Atos
 

Museu Geológico

MuseuO PPG em Ciência do Solo possui o Mini-Museu Geológico, que conta com uma vasta coleção de minerais e rochas, coletadas durante viagens de estudo e pesquisa pelo Professor Jaime Antonio Almeida. Este material serve de apoio a aulas práticas tantos para os cursos de Graduação (Agronomia e Engenharia Florestal) como os de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UDESC.   

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100