Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo

Pesquisa

O grupo de professores que integram o Programa têm vocação histórica em pesquisa dentro da UDESC. Desde a implantação do Curso de Agronomia na UDESC, no início da década de 80, os professores já preocupavam-se com a formação de um quadro docente qualificado para a atuação em ensino e Pesquisa. Com esta visão foi sendo formado os Departamentos de Solos e de Fitotecnia, hoje denominados Departamento de Solos e Recursos Naturais e Departamento de Agronomia. Resultado desta construção histórica pode ser vista hoje, onde os Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo contam com sete pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.


Linhas de Pesquisa

Os Cursos de Mestrado e Doutorado estão organizados em três linhas de pesquisa, nas quais são desenvolvidos os projetos de pesquisa dos estudantes de Pós-Graduação.


CARACTERIZAÇÃO, CONSERVAÇÃO E USO DOS RECURSOS NATURAIS
Solo e seus constituintes, erosão hídrica, manejo do solo e da água, resíduos agrícolas e industriais, recuperação de áreas degradadas, diversidade da biota do solo.

DINÂMICA DE ELEMENTOS QUÍMICOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Disponibilidade de nutrientes, acidez do solo e elementos tóxicos, adubação e correção do solo, nutrição vegetal.

PRODUTIVIDADE DE SISTEMAS AGRÍCOLAS E FLORESTAIS
Sistemas de cultivo e fisiologia de plantas na produtividade das culturas agrícolas e espécies florestais, tecnologias microbianas.

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100
© 2010-2012 SETIC - UDESC