Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo


PROJETO:Métodos de análise quantitativa de variáveis de solo e água.

Linha de Pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso dos Recursos Naturais

Resumo:A variação é uma qualidade inerente aos atributos do solo e da água. Portanto, é importante conhecê-la para que se possam eleger modelos estatísticos adequados e aplicá-los aos dados oriundos de experimentos e levantamentos. Além disso, a variabilidade espacial e temporal dos atributos de solo e água também é importante e deve ser considerada. Estudos dessa natureza são fundamentais para o levantamento e a classificação de solos, planejamento de experimentos e levantamentos, padronização de procedimentos de amostragem, coleta de dados e extrapolação de resultados. Considerando esses fatos, é importante conhecer o comportamento dessa variabilidade para validar a aplicação de métodos de inferência que resultem em conclusões com margem de erro conhecida. A tomada de decisão quanto às ações que dizem respeito ao manejo dos recursos naturais e da exploração agrícola depende diretamente da utilização correta desses procedimentos. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho consiste no desenvolvimento e na aplicação de métodos de análise quantitativa de dados que envolvam variáveis relacionadas ao solo e água.

Subprojeto 1: Modelagem do processo de erosão do solo pela água da chuva.
Subprojeto 2 - Avaliação da tolerância e acumulação de Cd e Pb por plantas olerícolas em cultivo hidropônico
Subprojeto 3 - Análise da rugosidade superficial do solo através de índices estatísticos, geoestatísticos e fractais.
Subprojeto 4 - Processos bioquímicos e fisiológicos em plantas olerícolas acumuladoras de Cd e Pb
Subprojeto 5 - Monitoramento de água e sedimento no rio Palmeiras, bacia do Tubarão, SC, em área de mineração de carvão.
Subprojeto 6 - Estudo de elementos-traço (Al, Cd, Cu, Fe, Mn, Pb e Zn) e macroinvertebrados bentônicos na bacia do rio Canoas no estado de Santa Catarina sob diferentes ações antrópicas.
Subprojeto 7 - Relação entre produtividade de talhões de eucalipto, manejo de adubação e características edáficas baseada em geoestatística e análise multivariada.
Subprojeto 8 - Determinação de valores orientadores de prevenção para solos contaminados por cobre e zinco no estado de Santa Catarina
Subprojeto 9 - Compressibilidade de Cambissolos e Nitossolos do Planalto Sul Catarinense

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100