Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo


PROJETO: Diversidade de rizóbios nodulantes no feijoeiro e potencial de fixação de nitrogênio de genótipos crioulos e comerciais de feijão.

Subprojeto 1: formação de um banco ativo de germoplasma de feijão.

Subprojeto 2: Inoculação em banco de germoplasma crioulo e diversidade genética de rhizobium nodulantes em feijoeiro comum no planalto sul de Santa Catarina.

Subprojeto 3: nodulação e fixação simbiótica de nitrogênio em genótipos crioulos de feijão catalogados no banco de germoplasma do CAV/UDESC.

Subprojeto 4: Efeito da inoculação e de doses associadas de Co e Mo na fixação de N do feijoeiro comum.

Linha de Pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso dos Recursos Naturais

Resumo: Este projeto propõe-se a avaliar a diversidade genética de rizóbios nodulantes no feijoeiro comum no Estado de Santa Catarina e selecionar estirpes com alta eficiência para recomendação regional. Também trabalha a avaliação do potencial de nodulação e fixação de nitrogênio em genótipos crioulos e comerciais de feijoeiro comum cultivados

PROJETO: Uso da Biologia do Solo em Monitoriamento da Qualidade do Solo em Sistemas Agroflorestais e em Ambientes Degradados.

Subprojeto 1: Consórcio de Eucalyptus sp. e Momosa scabrella na recuperação de solos minerados por carvão.

Subprojeto 2: Ocorrência e Diversidade de Bactérias Diazotróficas em Áreas em Recuperação sob Diferentes Sistemas de Manejo do Solo, na Região Carbonífera do Sul de Santa Catarina.

Subprojeto 3: Consórcio de Eucalyptus sp. e Mimosa scabrella na recuperação de solos minerados por carvão.

Subprojeto 4: Eficiência agronômica de isolados de rizóbios e potencial de fixação biológica de nitrogênio de genótipos crioulos de feijão coletados no estado de Santa Catarina.

Subprojeto 5: Monitoramento do processo de recuperação de áreas degradadas, após mineração de carvão: atributos edáficos como indicadores da qualidade do meio.

Linha de Pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso dos Recursos Naturais

Resumo: Este projeto objetiva o estudo das interações da Biologia do Solo em sistemas agroflorestais e no monitoriamento da qualidade ambiental de áreas degradadas.

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100