Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo


PROJETO: Estabelecimento, Manutenção e Aplicação Biotecnológica de Coleção de Rizobactérias e Fungos Micorrízicos Arbusculares.

Subprojeto 1: Diversidade, atividade fixadora de N2 e promotora de crescimento vegetal de bactérias endofíticas em arroz irrigado e sequeiro.

Subprojeto 2: População de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) e rizobactérias do solo, associações mutualísticas e desenvolvimento de gramíneas em solos reconstruidos após mineração de carvão a céu aberto.

Linha de Pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso dos Recursos Naturais

Resumo: Estudos de ocorrência e atividade de fungos micorrízicos arbusculares e rizobactérias em sistemas de produção agrícola e florestal e suas interações com manejo e fertilidade do solo. Avaliação da diversidade, isolamento e manutenção de espécies fúngicas e bacterianas em banco de germoplasma para uso em projetos de pesquisa. Caracterização morfológica, fisiológica e molecular dos isolados. Avaliação do potencial de uso agrícola, florestal e na recuperação de áreas degradadas. Tolerância de Microrganismos e Plantas associadas ao excesso de acidez e metais no solo.

PROJETO: Qualidade Biologica do Solo em Sistemas Agricolas e Florestais

Linha de Pesquisa: Caracterização, Conservação e Uso dos Recursos Naturais

Resumo: Estudos de atributos microbianos em solos de diversos sistemas de cultivo (convencional, orgânico), sistemas de preparo do solo (plantio direto, convencional, mínimo) e em solos degradados; com diferentes cultivos (maçã, milho, feijão, pastagem) e formas de uso (mata, reflorestamentos, campo nativo). Avaliação do efeito da adição de dejetos animais e outros tipos de resíduos no solo e seus efeitos sobre a biota do solo e suas funções. Identificação e seleção de indicadores biológicos nos mais variados sistemas de produção, tipos de solos e manejos usados na agricultura e atividade florestal. Seleção de microrganismos de interesse agrícola.

PROJETO: Ação Biofertilizante e Biopromotora de Crescimento de Bactérias e Fungos Do Solo

Subprojeto 1: Crescimento e nutrição de genótipos crioulos de feijoeiro inoculados com estirpes divergentes de Azopirillum e de fungos micorrízicos arbusculares.

Subprojeto 2: Efeito da co-inoculação de rizobactérias promotoras de crescimento e FMAs em genótipos crioulos de arroz de sequeiro.

Linha de Pesquisa: Dinâmica de Elementos Químicos e Nutrição de Plantas

Resumo: Estudos da ação biofertilizante de bactérias endofítica diazotróficas e de fungos micorrízicos arbusculares em plantas de interesse agronômico e florestal. Estudos de nutrição vegetal e qualidade nutricional em espécies comerciais e genótipos crioulos de espécies de interesse agrícola. Estudos da nutrição fosfatada e nitrogenada em plantas que formam associação com fungos micorrízicos e bactérias endofíticas diazotróficas Avaliação da dependência micorrízica de espécies florestais.  

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100