Como chegar aqui:

Engenharia Ambiental e Sanitária

Ementas das disciplinas


 


Disciplinas Obrigatórias

 
1ª Fase
 
·         Álgebra Linear e Geometria Analítica
 
Trigonometria. Matrizes. Sistemas de equações lineares. Determinante e matriz inversa. Espaço vetorial. Transformações lineares. Diagonalização de operadores. Espaço R2 e Rn. Autovalores e autovetores. Realização de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) através da Metodologia da Aprendizagem baseada em Problemas (ABP).
 
·         Biologia Geral
 
Introdução à Biologia. Origem da vida e evolução das Espécies. Biologia Celular. Classificação dos organismos. Caracterização e importância ecológica dos principais grupos dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Prática laboratorial.
 
·         Cálculo Diferencial e Integral I
 
Funções. Limites e continuidade. Estudo da derivada de uma função e suas aplicações. Regras de derivação. Cálculo Integral: Integral indefinida, métodos de integração e integral definida. Aplicações da integral nas ciências e na engenharia. Princípios do Cálculo de integrais. Realização de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) através da Metodologia da Aprendizagem baseada em Problemas (ABP).
 
·         Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária
 
A profissão Engenheiro Ambiental e Sanitarista: conceito, legislação, atribuições técnicas, regulamentação, mercado de trabalho. O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: objetivos do curso, estrutura do curso. Conceitos e definições importantes. Seminários. Visitas técnicas. Tópicos especiais em Engenharia Ambiental e Sanitária.
 
·         Física I   
 
Sistema de medidas. Vetores. Movimento Retilíneo.  Movimento em 2 e 3 dimensões.  Leis de Newton e suas aplicações. Energia Cinética. Energia Potencial. Conservação da Energia. Quantidade de movimento. Colisões.
 
 
 2ª Fase
 
·         Cálculo Diferencial e Integral II
 
Sequências. Séries infinitas: Séries de potências, Série de Taylor. Equações diferenciais. Transformada de Laplace. Coordenadas polares. Superfícies e curvas no espaço. Funções vetoriais.  Funções de várias variáveis. Integrais múltiplas. Tópicos de cálculo vetorial. Realização de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) através da Metodologia da Aprendizagem baseada em Problemas (ABP).
 
 Desenho Técnico
 
Materiais de desenho. Normas técnicas. Caligrafia técnica. Escalas. Desenho projetivo: projeções ortogonais, perspectivas. Cotagem. Desenho arquitetônico. Desenho Aplicado a Projetos de  Engenharia . Introdução ao Desenho Assistido por Computador (CAD).
 
·         Epistemologia e Metodologia
 
Ciência. Conhecimento científico e conhecimento empírico. O método científico. Pesquisa. Comunicação científica. Trabalhos científicos.
 
·         Programação de Computadores
 
Algoritmos. Estrutura de seleção e de repetição. Variável indexada. Modularização de algoritmos: funções e procedimentos. Metodologia de Desenvolvimento de programas. Tipos de dados estruturados. Arquivos. Comandos de uma linguagem de programação.
 
·         Química Geral
 
Teoria atômica, Estrutura atômica, Configuração eletrônica, Orbital atômico; Ligações iônicas, covalentes e metálicas; Conceito de mol, Soluções e concentração de soluções; Definição e nomenclatura de ácidos, bases, sais e óxidos; Balanceamento de equações químicas; conceitos básicos de Termoquímica; conceitos básicos de Eletroquímica. Fundamentos de química orgânica. 
 
·         Física II
 
Fluido estático. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes. Oscilações. Ondas mecânicas. Onda Sonora. Onda eletromagnética. Lei zero da Termodinâmica. Primeira Lei da Termodinâmica. Transmissão de calor. Gás ideal. Segunda Lei da Termodinâmica.
 
 
3ª Fase
 
·         Cálculo Numérico
 
Introdução. Solução de equações não-lineares. Sistemas Lineares e não-Lineares. Interpolação e aproximações. Derivação e integração. Resolução de equações diferenciais ordinárias. Método das Diferenças Finitas. Método dos Elementos Finitos. Programação linear. Modelagem matemática de fenômenos físicos. Linguagens de Programação. Aplicação de linguagem de programação numérica para resolução de problemas relacionados ao cálculo numérico computacional e pesquisa operacional.
 
·         Estatística
 
Representação Tabular e Gráfica. Distribuições de Freqüências. Elementos de Probabilidade. Distribuições Discretas  e Contínuas de Probabilidades. Noções de Amostragem. Estimativa de Parâmetros. Teoria das Pequenas Amostras. Testes de Hipóteses. Análise da Variância. Ajustamento de Curvas. Regressão e Correlação.
 
·         Ecologia Geral e Aplicada
 
Introdução à ecologia. O organismo e seu ambiente: fatores abióticos e bióticos. Estrutura e dinâmica de populações. Interações entre espécies. Estrutura e diversidade de comunidades. Sucessão ecológica.  Energia e matéria nos ecossistemas. Estrutura e equilíbrio de ecossistemas. Introdução aos ecossistemas aquáticos e terrestres. Desequilíbrio ambiental.
 
·         Física III
 
Lei de Coulomb. Campo Elétrico de carga pontual e distribuição contínua de cargas. Lei Gauss. Fluxo de campo elétrico.  Potencial elétrico. Capacitância. Corrente e resistência elétrica. Campo Magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday.
 
·         Química Analítica
 
Introdução à importância Ambiental. Estatística aplicada à química analítica. Amostragem e Instrumental para amostragem. Equilíbrio químico das reações ácido-base. Equilíbrio químico da água e pH. Equilíbrio químico de sais insolúveis e formação de precipitados e complexos. Determinações quantitativas de elementos químicos por processos titulométricos, colorimétricos e por espectrofotometria de emissão e absorção atômica.
 
 
 
 
 
4ª Fase
 
·         Bioquímica
 
Estrutura: aminoácidos, peptídeos e proteínas, função das proteínas, enzimas, carboidratos e glicobiologia, membranas biológicas e transporte, transdução de sinal. Bioenergética: reações bioquímicas típicas em bioenergética, metabolismo de carboidratos, ciclo do ácido cítrico, metabolismo de lipídios, metabolismo de aminoácidos, fosforilação oxidativa, fotossíntese, integração metabólica. Biologia Molecular: diversidade do material genético, replicação, transcrição e tradução, controle da expressão gênica, mutação.
 
·         Fenômenos de Transporte
 
Estática dos fluidos. Dinâmica de fluidos não viscosos. Viscosidade e resistência. Escoamento não-viscoso incompressível. Escoamento viscoso incompressível. Medida e controle de fluidos. Condução de calor. Convecção de calor. Radiação. Difusão e convecção de massa.
 
·         Química Ambiental
 
Química da estratosfera e a camada de ozônio. Química da atmosfera e Cinética de reações químicas da atmosfera. Mudanças climáticas. A química das águas naturais: reações de oxidação e redução, reações ácido-base, concentração de íons em águas naturais e potáveis e indicadores de qualidade das águas. Reações de desinfecção da água. Metais pesados tóxicos. Lixo doméstico e comercial.
 
·         Instrumentação Aplicada
 
Fundamentos sobre indicadores ambientais. Sensores e coletores de dados ambientais. Transmissão e recepção de dados ambientais. Armazenamento, tratamento e disponibilização dos dados ambientais. Tecnologia dos instrumentos: material e princípios físicos. Calibração. Aferição. Manutenção.
 
 
·         Geologia e Pedologia
 
Introdução ao estudo da composição, da estrutura e dos fenômenos genéricos formadores da crosta terrestre. Estudos dos fenômenos que agem na superfície e interior do planeta. As fontes de energia que agem sobre a crosta terrestre. Estudo dos minerais e rochas. Estudo dos aspectos ambientais associados aos processos geológicos do quaternário. Introdução à pedologia. Fatores que influenciam na formação do solo: podzolização, laterização, salinização, gleização. Propriedades dos solos. Classificação e reconhecimento dos solos. O perfil do solo: designação de camadas e horizontes. Medidas de prevenção e recuperação dos solos. Uso do solo. Conservação do solo. Erosão: Mecanismos formadores e fatores intervenientes. Tolerância de perda de solo.
 
·         Resistência dos Materiais
 
Sistemas de Força Equivalentes. Equilíbrio de um Corpo Rígido. Treliças.  Centro de Gravidade e Centróide. Momentos de Inércia. Tensão. Deformação. Propriedades Mecânicas dos Materiais. Carga Axial. Torção. Flexão. Cargas Combinadas. Análise de Tensões. Deformações em Vigas. Flambagem.
 
·         Topografia
 
Planimetria. Altimetria. Levantamentos Topográficos. Sistemas de Referência. Cartografia. Erros. Instrumental. Normas Técnicas.
 
 
 5ª Fase
 
·         Geomática Aplicada
 
Geodésia por Satélites. Sensoriamento Remoto. Processamento de imagens. Bancos de Dados Geográficos. Fotogrametria e Fotointerpretação. Modelos Numéricos de Elevação.
 
·         Geoquímica Ambiental
 
Princípios básicos para a prospecção geoquímica e geoquímica ambiental. Prospecção geoquímica. Modelos de dispersão primária. Modelos de dispersão secundária. Conceitos relacionados com a amostragem e os procedimentos analíticos, tratamento e interpretação dos resultados. Cartografia dos resultados geoquímicos e sua aplicação nos trabalhos de prospecção geoquímica e geoquímica ambiental. Estudos de casos.
 
·         Geotecnia
 
Fundamentos da geotecnia e geologia preventiva. Mecânica dos solos. Solos sob o aspecto geotécnico. Índices físicos e propriedades mecânicas dos solos. Movimento das águas nos solos. Distribuição de pressões nos solos. Compressibilidade, adensamento e compactação. Resistência ao cisalhamento. Fundações. Estruturas de contenção. Estabilidade de taludes. Aterros sobre solos moles. Mecânica das rochas: as rochas sob o aspecto geotécnico. Elementos estruturais e propriedades mecânicas dos maciços rochosos. Encostas naturais: mecanismos de instabilização e técnicas de estabilização.
 
·         Hidráulica
 
Introdução à hidrostática e hidrodinâmica. Cinemática e dinâmica de fluídos. Condutos sob pressão. Hidrodinâmica em canais. Hidrometria: orifícios, bocais, vertedores, calhas parshall.
 

Legislação e Direito Ambiental
 
Histórico da legislação ambiental. Noções de Direito público e de Lei. Competência constitucional da União, Distrito Federal, estados e municípios. Caracterização legal do meio ambiente, recursos naturais e poluição. Quadro legal e institucional do meio ambiente no Brasil. Instrumentos de Política Nacional de Meio Ambiente.  Instrumentos da política ambiental. Bens ambientais. Disciplina legal da poluição, floresta, fauna, pesca, prevenção do dano nuclear - proteção da zona costeira. Trâmite e prática legal. Taxas e tarifas.
 
·         Meteorologia e Climatologia
 
Relações astronômicas Terra-Sol. Estrutura e composição da atmosfera terrestre. Fatores meteorológicos. Introdução à Meteorologia:  estrutura meteorológica, medição de variáveis meteorológicas. Introdução aos elementos e fenômenos meteorológicos: energia solar, temperatura do ar e do solo, umidade do ar, evaporação e evapotranspiração, precipitação atmosférica. Classificação climática. Microclimas ambientais. Zoneamento climático e microclimático. Circulação atmosférica, tempo e clima. Mudanças climáticas globais e locais. Climatologia na Engenharia Ambiental. Fundamentos de previsão meteorológica. Alterações climáticas associadas a poluições. Efeito estufa, aquecimento global.
 
·         Economia
 
Conceitos de economia, economia ambiental, demanda e oferta de serviços ambientais, estrutura de mercado, custo e receita, microeconomia, análise econômica de projetos, valoração ambiental.
 
·         Teoria das Estruturas
 
Morfologia das Estruturas. Estática aplicada às estruturas. Esforços. Linhas de Estado. Estruturas Isostáticas. Estruturas Hiperestáticas. Estruturas de Aço, Concreto e Madeira: aplicações, estruturas típicas, propriedades físicas e mecânicas, normas, dimensionamento, ligações, estados limites e de utilização. Análise Matricial das Estruturas. Algoritmos e Análise por Computador.
 
 
6ª Fase
 
·         Análise Multivariada
 
Experimentação: Princípios Gerais de Experimentação.; Pressupostos Fundamentais da ANOVA; Comparações Múltiplas e Experimentos Inteiramente Casualizados. Análise Multivariada: Comparação de vetores médios; Teste T2 de Hotelling e Análise da variância multivariada (MANOVA); Análise da estrutura de covariância: análise de componentes principais e análise fatorial; Análise discriminante e análise de agrupamentos.
 
 
·         Hidrologia
 
Rede hidrográfica. Bacia hidrográfica. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico. Eventos Hidrológicos. Hidrologia Estatística. Tecnologias aplicadas à Hidrologia. Transporte de Sedimentos. Introdução ao Movimento da Água no Solo.
 
·         Licenciamento Ambiental
 
Conceituação. Previsão Legal do Licenciamento. Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental. Tipos de licenças e autorizações. Competências para licenciar. Atividades a serem licenciadas. As etapas do licenciamento ambiental.
 
·         Materiais e Métodos de Construção
 
Qualidade e desempenho na construção civil, materiais e meio ambiente. Fundamentos de ciência dos materiais, estrutura atômica e molecular dos materiais, propriedades físicas e mecânicas dos materiais, mecânica da fratura. Materiais cerâmicos. Aglomerantes minerais. Materiais compósitos de aglomerantes minerais. Metais. Madeiras. Polímeros. Materiais compósitos de polímeros. Materiais não convencionais. Materiais de construção do futuro. Controle de qualidade. Reciclagem e Reaproveitamento. Técnicas de construção de estruturas e sistemas de Engenharia. Contratos de construção civil. Princípios de Segurança do Trabalho aplicados à construção de estruturas e sistemas de Engenharia.
 
·         Microbiologia aplicada a Engenharia Ambiental e Sanitária
 
I – Aspectos gerais: Características de uma célula procarionte e eucarionte; Metodologia de estudo em microbiologia; Nutrição e Biossíntese; Crescimento de microorganismos; Genética microbiana e Tecnologia do DNA recombinante; Principais grupos de microorganismos. II – Aplicações ambientais: Ecologia e associações microbianas; Microrganismos no meio ambiente e a ciclagem de nutrientes; Aspectos microbiológicos da biodegradação; Processos de biocorrosão; Processos microbianos de recuperação de metais (biossorção); Bioremediação de solos e águas contaminadas; Transformação de poluentes orgânicos por microorganismos; Biofilmes; Comunicação celular – Sistemas Quorum Sensing; Métodos quantitativos em microbiologia ambiental.
 
·         Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica
 
Sistemas de fontes de poluição do ar. Fontes fixas e móveis de poluentes. Efeitos da poluição do ar. Partículas. Poluição do ar pela agroindústria. Ventilação, exaustão e purificação do ar. Gases e vapores. Equipamentos de controle da poluição do ar.  Qualidade do ar.  Critérios e padrões de qualidade do ar e emissões. Avaliações da qualidade do ar. Protocolos de amostragens e de análises de poluentes. Metodologias de amostragens e análises de poluentes atmosféricos. Normas e Legislação sobre medição e controle de emissões atmosféricas. Técnicas analíticas para controle da poluição atmosférica. Instrumentos e equipamentos de medição e controle de emissões atmosféricas.
 
·         Sistemas de Tratamento de Água
 
Princípios do tratamento da água. Potabilidade. Conceitos e definições. Tecnologias para tratamentos de água. Normas e legislação. Planejamento e projeto de sistemas de tratamento urbanos e industriais. Manancial. Quantidade e qualidade de água a ser fornecida. Equipamentos. Reservatórios. Captação. Adução. Reservação. Subprodutos do tratamento e seu aproveitamento. Tratamento de Águas de Reuso.
 
 
7ª Fase
 
·         Educação e Prática Ambiental
 
Princípios de Educação Ambiental. Trabalho prático em comunidades de Santa Catarina sobre Sociologia Ambiental, Saneamento Básico Ambiental, Paisagismo Ambiental, Monitoramento Ambiental.
 
·         Saneamento e Saúde Pública
 
Conceitos em Epidemiologia e Controle de Pragas. Legislação. Normas e Padrões. Vetores. Pragas. Método Epidemiológico. Epidemiologia descritiva. Epidemiologia das doenças transmissíveis relacionadas com a água, excreta e resíduos sólidos. Epidemiologia das doenças não transmissíveis associadas aos resíduos tóxicos e perigosos. Modificação antrópica no ambiente e efeitos na saúde. Sistemas de informações em saúde ambiental. Epidemiologia analítica. Manejo integrado de vetores e pragas urbanas: diagnóstico de problemas, métodos de controle ou desinfestação, Procedimento Operacional Padronizado – POP, transporte de produtos. Mercado profissional.
 
·         Ética Profissional
 
Legislação Profissional. Associações e Conselhos correlatos à Engenharia Ambiental. Atribuições profissionais do Engenheiro Ambiental. Conceitos de moral e de ética. Ética profissional. História da Ética. Reflexão e pesquisa de problemas éticos contemporâneos, particularmente aqueles atinentes à atuação do profissional em Engenharia Ambiental. Bioética e ética ambiental e sanitarista. Biosegurança. Elementos de ecologia humana e processos sistêmicos. Consciência e Participação. O pensamento ecológico: da Ecologia Natural ao Ecologismo. A ideologia do crescimento: impacto ambiental e custos sociais. Ecodesenvolvimento.
 
 
 
·         Projeto de Instalações Prediais Hidrossanitárias
 
Normas e Leis Regulamentares. Análise e projeto de instalações prediais de água fria, água quente, esgoto sanitário primário e secundário, instalações de gás, proteção contra incêndio e drenagem de águas pluviais. Piscinas particulares e condominiais: concepção, hidráulica e tratamento de água. Projeto completo dessas instalações.
 
·         Operações e Processos de Tratamento Biológico de Efluentes
 
Tratamento de águas residuárias e resíduos agroindustriais e agrícolas: composição, reações químicas, aproveitamento e reciclagem. Métodos, técnicas e tecnologias para o tratamento e reciclagem de águas residuárias. Dimensionamento dos sistemas biológicos de tratamento. Sub-produtos do tratamento e seu aproveitamento. Eficiência dos processos. Avaliação dos impactos ambientais do destino final das águas residuárias, uso de bioindicadores específicos.
 
·         Tratamento de Resíduos
 
Introdução ao tratamento de resíduos. Limpeza pública. Caracterização dos resíduos. Aterros. Compostagem. Biodigestão de resíduos. Conversão térmica. Reciclagem de resíduos. Resíduos de Saúde. Resíduos Perigosos. Gerenciamento de resíduos laboratoriais. Método AHP (Analytic Hierarchy Process) para gerenciamento de resíduos.
 
·         Operações e Processos de Tratamento Físico-Químico de Efluentes
 
Processos físico-químicos de tratamento: coagulação, floculação, adsorção, troca iônica, processos com membranas, precipitação, oxidação, processos oxidativos avançados. Reações químicas e processos físicos. Aproveitamento dos sub produtos do tratamento.
 
8ª Fase
 
·         Análise de Riscos e Impactos Ambientais
 
Conceitos de risco ambiental. Metodologia de avaliação do risco ambiental. Planos de contingência. Estudo de caso. Conceitos básicos de impacto ambiental. Conceito de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Elaboração de EIA/RIMA. Contabilidade de recursos naturais.  Comparação entre avaliação de impactos ambientais e avaliação de riscos. Gestão de crises. Estudos de casos.
 
·         Drenagem Urbana e Controle de Enchentes
 
Concepção e planejamento dos sistemas de drenagem urbana. Estudos hidrológicos e critérios para dimensionamento hidráulico. Sistemas de microdrenagem: captação das águas pluviais, galerias e pequenos canais. Dimensionamento do sistema de macrodrenagem: canais, bueiros e transições. Enchentes urbanas: causas, distribuição espacial e temporal, métodos de controle e mitigação, análise econômica, formas de intervenção: ações técnicas, tecnológicas, legais e educativas. Aplicabilidade. Estudos de casos.
·         Modelagem e Simulação Ambiental
 
Modelos de otimização. Modelos de simulação. Ciclo de desenvolvimento de um modelo. Modelos ambientais. Ferramentas de software. Laboratório de modelagem e simulação. Aplicações de Equações Diferenciais. Estudo de caso.
 
·         Planejamento e Gestão Ambiental
 
Histórico da questão ambiental. Políticas de desenvolvimento e ambiente. Política Nacional do Meio ambiente: Princípios e Instrumentos. Planejamento Ambiental. Contextualização do planejamento ambiental no Brasil e em Santa Catarina. Dimensões e métodos de Planejamento Ambiental. Gestão Ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental. Certificações Ambientais. Análise do Ciclo de Vida do Produto. Produção mais limpa. Rotulagem Ambiental e Marketing Verde.
 
·         Planejamento e Projeto de Redes Hidráulicas e Sanitárias
 
Abastecimento de água e concepção do sistema. Captação de água superficial e subterrânea. Adutoras de água bruta e tratada. Reservatórios de distribuição de água. Redes de distribuição de água. Dimensionamento assistido por computador. Perdas no abastecimento. Estudos de concepção de sistemas de esgotos sanitários. Redes de esgotos sanitários. Sistemas simplificados de redes coletoras. Estações elevatórias. Estudos de concepção de sistemas de drenagem urbana. Redes de drenagem urbana. Reservatórios.
 
·         Gestão de Bacias Hidrográficas
 
Conceitos básicos. Recursos naturais da bacia hidrográfica. Planejamento ambiental de bacias hidrográficas. Princípios e práticas conservacionistas dos recursos naturais da bacia hidrográfica. Plano de ocupação territorial sustentável.
 
·         Toxicologia Ambiental
 
I – TOXICOLOGIA CLÁSSICA: Principais vias de exposição; Mecanismos das intoxicações, Toxicocinética e Toxicodinâmica; Ensaios toxicológicos; II – ECOTOXICOLOGIA: Principais classes de contaminantes; Toxicidade de substâncias químicas puras e em amostras ambientais; Ecotoxicocinética e Biodisponibilidade; Efeitos tóxicos e mecanismos de ação de xenobióticos; Bioacumulação e tranferencia trófica; Metodologias de coleta e tipos de testes de toxicidade e mutagenicidade; Critérios de seleção de organismo-teste; Indicadores biológicos e Marcadores moleculares de contaminação, Microcosmo e mesocosmo; Biomonitoramento; Conceito de avaliação de risco. Aulas Prática Laboratoriais.
 
 
9ª Fase
 
·         Auditoria Ambiental
 
Introdução à Auditoria Ambiental. Diretrizes ambientais e as auditorias. Produção Mais Limpa (P+L). Classificação das auditorias. Auditoria Ambiental no Setor Produtivo. Auditoria de sistemas de gestão ambiental. Critérios de auditoria. Resultados das auditorias. Uso estratégico.  Pré-Auditoria. Análise de documentação. Auditoria de adequação. Auditoria de conformidade. Atividades de Pós-Auditoria. Auditor Ambiental. Qualificação de auditores.  Auditoria nos Processos de Produção e Distribuição. Auditoria nos Processos de Desenvolvimento de Produtos. Auditoria de Produtos Controlados. Auditoria em Sistemas de Tratamento de Poluentes. Auditoria em Sítios Contaminados. Auditoria em Edificações. Auditoria em Segurança do Trabalho.
 
·         Empreendedorismo
 
Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Aspectos Processuais do Empreendedorismo. Perspectivas da Ação Empreendedora. Empreendedorismo e Gestão de PME. Empreendedorismo e empreendedor. Perfil do empreendedor. Habilidades do empreendedor. Qualidades do empreendedor. A constituição de empreendimentos: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais. Empreendedorismo frente à gestão de pessoas e das organizações. Consultoria. Desenvolvimento de uma idéia. Planejamento.  Redes de contato. Gerenciamento de projetos. Estímulo ao intraempreendedorismo. A cultura organizacional. Motivação. Mudanças de paradigmas (estratégias e benefícios).
 
·         Gestão de Desastres Naturais
 
Dinâmica dos desastres naturais. Desastres no Brasil e em Santa Catarina. Desastres urbanos. Etapas do gerenciamento de desastres naturais. Mitigação. Planos de prevenção. Sistemas de Alerta. Segurança Civil. Tecnologias para o gerenciamento de desastres naturais.
 
·         Monitoramento Ambiental
 
Introdução ao monitoramento ambiental. Escalas de monitoramento. Amostragem. Detecção remota aplicada à analise de poluições. Redes de controle e observatórios da qualidade dos meios naturais. Planejamento de sistemas integrados de monitoramento ambiental. Monitoramento do meio hidrico. Monitoramento do meio solo. Monitoramento do meio atmosférico. Biomonitoramento. Indicadores ambientais. Métodos, técnicas e tecnologias de monitoramento ambiental. Projetos de redes de monitoramento. Normas e legislação vigentes. Padrões de qualidade nacionais e internacionais. Monitoramento de emissões veiculares.
 
 
 
 
·         Proteção e Recuperação Ambiental
 
Áreas de Proteção Ambiental (APA). Áreas de Preservação Permanente (APP). Remediação de acidentes e incidentes ambientais: derrames de efluentes tóxicos, vazamentos radioativos. Segurança Civil.  Proteção e Recuperação do Solo, da Água e do Ar. Obras de proteção ambiental. Projeto e dimensionamento. Geossintéticos. Drenagem, filtração, separação, barreiras, reforço de solos, sistemas de contenção de resíduos e efluentes, obras de proteção ambiental e recuperação de áreas degradadas e contaminadas. Estudo de casos. Recuperação de áreas degradadas e contaminadas. Legislação e normas. Componentes e atributos do meio físico. Indicadores de degradação. Técnicas de recuperação de áreas degradadas. Critérios para a seleção de alternativas. Implementação de planos de recuperação. Monitoramento.
 
·         Projeto Ambiental
 
Fundamentos: conceitos e técnicas sobre diretrizes, elaboração, análise, avaliação e gestão de projetos ambientais. Patentes, royalties e know-how. Localização e implantação. Estudo de caso de projeto de tecnologia em Engenharia Ambiental. Laboratório de Projeto ambiental. Estudo de caso. Realização de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) através da Metodologia da Aprendizagem baseada em Problemas (ABP).
 
·         Recursos Energéticos Sustentáveis
 
Fontes tradicionais, alternativas e renováveis de energia. Sistemas e métodos de conversão e conservação de energia. Impactos energéticos ambientais. Otimização ambiental de sistemas energéticos. Dimensionamento. Projeto de fontes de energias sustentáveis.
 
·         Trabalho de conclusão de Curso TCC
 
 
Ementas das Disciplinas Optativas:
 
·         Banco de Dados
 
Introdução. Sistema de Banco de Dados. Sistema de Gerenciamento. Modelagem e estruturação de bancos de dados. Projeto aplicado. Seminários.
 
·         Biomarcadores Aplicados a Avaliação de Impacto Ambiental
 
Processamento das amostras; Análise de marcadores de dano celular (MDA); Análise de genotoxicidade (Teste cometa); Enzimas do estresse oxidativo; Performance fotossintética (PAM); Eletroforese em SDS-PAGE; Western-Blot; Tratamento estatístico dos dados (ANOVA).
 
·         Ciência dos Materiais
 
Introdução aos materiais. Ligações químicas. Estrutura cristalina. Defeitos da estrutura cristalina. Propriedades físicas e Mecânica Geral dos materiais. Microestrutura dos materiais. Polímeros orgânicos. Materiais metálicos. Materiais cerâmicos. Materiais compostos. Geotexteis. Aplicações em Engenharia.
 
·         Contabilidade Ambiental
 
Introdução à contabilidade. Conceito de contabilidade ambiental. Procedimentos contábeis. Balanço Social e Ambiental. Despesa Ambiental. Passivo Ambiental. Ativo Ambiental. Balanço Patrimonial Ambiental. Auditoria Ambiental. Análise do mercado internacional de carbono e suas tendências. Histórico, tipos de mercado, categorias de transações, tipos de créditos de carbono. A implementação do MDL no contexto definido pela Convenção do Clima e pelo Protocolo de Quioto. Estruturas operacionais do mercado de carbono.
 
·         Desenho Auxiliado por Computador
 
Fundamentos em CAD. CAD 2D. CAD 3D. Aplicações na Engenharia Ambiental. Projetos.
 
·         Ecossistemas Aquáticos e Terrestres
 
Ecosssitemas terrestres brasileiros: características gerais.  Ecossistemas lenticos, lóticos e marinhos: características gerais. Principais problemas dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
 
 
·         Energias Alternativas Aplicadas
 
Fundamentos em energia alternativa. Planejamento e análise de projetos em energia alternativa. Tecnologias de energia alternativa. Fontes alternativas de energia primária para geração de energia elétrica. Centrais hidrelétricas de pequeno porte. Bioenergias. Energia solar. Energia eólica. Energia hidráulica de baixo custo. Projetos. Estudos de casos.
 
·         Engenharia de Sedimentos
 
Propriedades do fluido e do sedimento. O movimento incipiente das partículas sólidas. Processos sedimentológicos e morfológicos. Os movimentos dos sedimentos como processos aleatórios. Transporte e dispersão de partículas sólidas em escoamentos com superfície livre. Sedimento do leito do rio e da bacia hidrográfica. Erosão e Deposição. Sedimentação em escoamentos urbanos. Movimento de sedimentos em estuários. Zona Costeira. Transporte de sedimentos em tubulações. Estudos do impacto de obras hidráulicas nos processos sedimentológicos e morfológicos. Estudos de casos. Importância da conservação do solo. Fundamentos de Hidrologia aplicáveis à conservação do solo. Mecânica de erosão hídrica do solo. Predição da erosão hídrica do solo. Sistemas de manejo do solo. Características de solos degradados. Recuperação de solos degradados. Capacidade de uso do solo. Planejamento de uso do solo em bases conservacionistas. Análise quantitativa de processos erosivos.
 
·         Ergonomia e Segurança no trabalho
 
Fundamentos teóricos para Análise Ergonômica, Fundamentos biológicos da ergonomiado Trabalho. Fundamentos sociais e econômicos da ergonomia. Metodologias para a análise ergonômica. Conceitos de segurança na engenharia. Controle do ambiente. Proteção coletiva e individual. Segurança no projeto. Acidentes. Seleção, treinamento e motivação pessoal. Normatização e legislação específica. Organização de segurança do trabalho na empresa. Segurança em atividades extra-empresa.
 
·         Geofísica Ambiental
 
Aspectos gerais da investigação geofísica: aplicabilidades e limites de detecção dos métodos geofísicos, penetração versus resolução, técnicas de processamento e interpretação, planejamento dos ensaios (critérios de escolha de métodos, intervalo de amostragem, espaçamento entre linhas), avaliação da qualidade dos dados e da interpretação. Propriedades físicas dos materiais da terra: condutividade elétrica, permissividade e constante dielétricas, polarizabilidade elétrica, susceptibilidade magnética, densidade, módulos elásticos e velocidade sísmica. Métodos geofísicos e suas aplicações nos estudos ambientais, geotécnicos e de prospecção de águas subterrâneas. Potencial natural, eletrorresistividade, métodos eletromagnéticos,  magnetometria, gravimetria, radar de penetração, sísmica de refração e de reflexão, perfilagens geofísicas de poços, avanços recentes com possíveis novas técnicas. Estudo de casos: prospecção de água subterrânea, controle da salinidade das águas, mapeamento da interface água doce - água salgada, potencial de fluxo, aterros sanitários, contaminação por hidrocarbonetos, problema do gás radônio, estabilidade de encostas/taludes, determinação de características mecânicas de maciços rochosos e terrosos, novas possíveis aplicações da geofísica aos estudos ambientais.
 
·         Geologia de Engenharia
 
Geologia em obras de engenharia. Movimentos de terras e estabilidade de taludes. Exploração do subsolo. Ensaios geotécnicos. Geologia de barragens, túneis, estradas, aeroportos, fundações, obras de drenagem e irrigação, lavra a céu aberto. Geologia de Engenharia aplicada ao meio ambiente.
 
·         Hidráulica Ambiental
 
Introdução à Hidráulica Ambiental. Emissários marítimos. Difusão e dispersão. Transporte químico. Modelagem da qualidade da água de rios. Hidrodinâmica de estuários. Ecohidrodinâmica.
 
·         Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos
 
Fundamentos da legislação de alimentos segundo o Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, registro de produtos, rotulagem de alimentos, responsabilidade técnica. Segurança ocupacional. Conceitos básicos de higiene e requisitos de higiene na indústria de alimentos. Doenças veiculadas por alimentos: prevenção e epidemiologia. Boas práticas de fabricação. Limpeza e sanitização de alimentos. Controle de infestações.
 
·         Laboratório de Águas e Efluentes
 
Parâmetros de avaliação de poluição. Sedimentação. Floculação. Desinfecção. Filtração. Determinação do tempo de retenção hidráulico. Processos aeróbios e anaeróbios de tratamento de efluentes. Aeração. Oxidação química. Potencial e limitações do reuso da água. Potencial de reuso de água no Brasil: agricultura; indústria, municípios. Critérios e padrões de qualidade de água. Tecnologia de reuso de água.  A legislação de reuso de água.
 
·         Libras
 
História, língua, identidade e cultura surda. Linguagem corporal e expressão. Aspectos lingüísticos de libras. Didática do ensino superior. Tradução e interpretação em libras. Noções e aprendizado básico da libras - língua brasileira de sinais.
 
·         Modelagem Numérica 3D e Análise Espacial
 
Amostragem espacial. Técnicas de interpolação espacial: modelos matemáticos e geoestatísticos. Mapas de variabilidade espacial. Técnicas de análise espacial. Sistemas de Informação Geográfica. Topologia espacial. Trabalho prático. Seminário.
 
 
Planejamento Territorial Urbano
 
Planejamento territorial. Planos, objetivos, teorias, métodos e instrumentos do planejamento urbano. Demografia urbana. O Plano Diretor Municipal: conceitos, métodos de elaboração, implantação e controle. Planos setoriais. Administração municipal e economia urbana. Organização do espaço físico. Revitalização e recuperação de áreas degradadas. O parcelamento do solo urbano: loteamentos. Infra-estrutura urbana. Equipamentos urbanos. Custos de urbanização. Desenho e estética urbanos. Representação gráfica de um projeto urbano.
 
 
 
 
·         Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
 
Políticas de Recursos Hídricos no Brasil e em Santa Catarina. Planos de Bacias Hidrográficas. Comitês de Bacias. Instrumentos de gestão de bacias hidrográficas. Modelos de gestão de recursos hídricos. Enquadramento de corpos de água. Outorgas. Cobrança pelo uso de água. Sistemas de monitoramento e de informação. Avaliação de disponibilidades hídricas. Estimativas de demanda por tipo de uso. Conflitos de usos. Experiência internacional na gestão de recursos hídricos. Estudos de caso.
 
·         Processos Litorâneos
 
Hidrodinâmica da zona de arrebentação. Morfologia Costeira. Materiais de praia. Tópicos de mecânica e transporte sólido. Movimentação de sedimentos na zona de arrebentação. Perfis de praia. Caracterização de climas de ondas para fins de processos morfológicos costeiros. Transporte longitudinal e transversal. Balanço sedimentológico. Formas de acumulação litorânea. Aspectos funcionais de obras costeiras. Introdução aos processos morfológicos estuarinos, lagunares e de larga escala temporal.
 
·         Relações Étno-Raciais e Educação em Direitos Humanos
 
Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação antirracista. Currículo e política curriculares. História e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos. Etnia/Raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença. Cultura e hibridismo culturais. A construção do racismo. O racismo no Brasil. A condição dos afro-brasileiros nos setores sociais. A questão da identidade individual e de grupos. O racismo na educação brasileira. Políticas de Ação Afirmativa. Relação entre educação, direitos humanos e formação para a cidadania. Algumas questões atuais: o Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; sociedade, violência e educação para a cidadania e a construção de uma cultura da paz; preconceito, discriminação e prática educativa; políticas curriculares, temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos.
 
 
·         Sociologia Ambiental
 
História da sociologia ambiental e suas diversas perspectivas, com especial foco na abordagem construtivista. Meio ambiente, tecnologia e as ciências sociais. Riscos ambientais e tecnológicos na sociedade moderna. Políticas ambientais. Fundamentos para a análise sociotécnica de controvérsias e problemas ambientais. Estudos de caso desde o ponto de vista da sociologia ambiental.
 
 
 
 
·         Saneamento Ambiental
 
Marcos históricos e mandato do saneamento e do meio ambiente. Integrações de políticas públicas municipais. Mecanismos de articulação de programas municipais de saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. A titularidade do município sobre os serviços essenciais e as responsabilidades. Regulação, monitoramento e avaliação dos serviços de saúde, saneamento e meio ambiente. A descentralização das estruturas e parcerias: a participação como instrumento de controle social. Sistemas de informação integrados.
 
·         Tópicos Especiais I
 
Atividades e/ou conteúdos não repetitivos orientado dentro de uma linha tecnológica específica, de modo a fornecer ao estudante formação especializada. A ementa e as bibliografias deverão ser aprovadas pelo departamento de Engenharia Ambiental.
 
·         Tópicos Especiais II
Atividades e/ou conteúdos não repetitivos orientado dentro de uma linha tecnológica específica, de modo a fornecer ao estudante formação especializada.  A ementa e as bibliografias deverão ser aprovadas pelo departamento de Engenharia Ambiental.
 
·         Unidades de Conservação
 
Importância e objetivos da criação de unidades de conservação. Classificação das unidades de conservação de uso direto e indireto. As unidades de conservação brasileiras: características gerais, legislação pertinente e principais problemas e possíveis soluções. Planejamento de unidades de conservação: objetivos, fases e modelos. Plano de manejo de unidades de conservação: finalidade, zoneamento, gerenciamento de recursos humanos e físicos e programas de pesquisa, conservação, proteção integral, uso direto, educação e recreação, e monitoramento.
 































































 

 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100