Como chegar aqui:

Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo

PROJETO: Avaliação da cinza como material secundário par aplicação na agricultura e análise de risco do solo, subsolo e água.
LINHA DE PESQUISA: DINÂMICA DE ELEMENTOS QUÍMICOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
RESUMO: O processo de aproveitamento da cinza de biomassa vegetal, obtida de produtos derivados de madeira, é de grande importância ambiental devido sua alta produção diária. O descarte desse material gera um alto custo para as empresas que atuam nesse ramo, tornando-se um grande problema. Visando encontrar uma solução para este problema e agregar valor à cinza, o objetivo deste trabalho é avaliar as quantidades de minerais da cinza, a sua distribuição no solo para que não se torne um poluente, a qualidade desse material na cultura do milho, gerando uma economia para o produtor relacionada à adição de minerais. Para isto, serão realizadas análises da cinza, onde se avaliará as propriedades químicas (N, P, K, Ca, Mg, S, Cu, Zn, Fe, B, pH, Al, PRNT e PN), físicas (Granulometria, densidade, cor e capacidade de retenção de água) e a obtenção dos teores de As, Ag, Se, Ba, Hg, Pb, Cd, Cr e Ni, com a finalidade de não prejudicar a qualidade do solo.
 

PROJETO: Utilização da planta vime para o tratamento de esgotos do sistema zona de raízes do município de Campos Novos
LINHA DE PESQUISA: DINÂMICA DE ELEMENTOS QUÍMICOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
RESUMO: O esgoto apresenta carga poluente que precisa ser removida por meio de estações de tratamento de esgoto (ETE) antes do lançamento em um corpo de água receptor. Diante disso as cidades brasileiras precisam de auxílio e de técnicas eficientes para o tratamento de grandes volumes de águas residuais, contudo, o tratamento de pequena quantidade se faz necessário, principalmente para cidades de menor porte. O objetivo do projeto é utilizar a planta vime (salix viminalis L.) para o tratamento do esgoto por sistema de Zonas de Raízes Wetlands e agregação de valor ao subproduto deste através da utilização das varetas para confecção de peças de artesanato.

 
PROJETO:Avaliação de Resíduos de Aminoetoxivinil Glicina (AVG), no Solo, Tecido Vegetal e Frutos na Cultura da Maçã.
LINHA DE PESQUISA: DINÂMICA DE ELEMENTOS QUÍMICOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
RESUMO: A maçã é uma das culturas de maior importância para a região da serra catarinense proporcionando diversos empregos e movimentando a economia da região, é uma cultura altamente exigente em agroquímicos que desta forma aumenta os custos de produção e os riscos para o ambiente e a saúde humana.O objetivo deste projeto é realizar a análise de resíduos de Aminoetoxivinil Glicina (AVG), utilizado em pomares de maçã no auxilio de controle de maturação e posteriormente no controle da colheita, visando compreender como os resíduos desse agroquímico penetram no perfil do solo, tecido vegetal e frutos da macieira e a cinética de degradação destes em diferentes períodos de tempo e dosagem. 
 
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV / Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro - Lages - SC
CEP: 88.520-000 / Telefone: (49) 3289-9100